quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tipos de cabelo! Qual é o seu?

Olá! Saber qual é exatamente o nosso tipo de cabelo facilita bastante na hora de adquirir o produto certo e fazer as possíveis mudanças que desejamos nele. É por isso que hoje gostaria de ajudar a quem ainda tem dúvida de como saber definir o seu tipo de cabelo e quais os cuidados necessários para cada um!

Basicamente falaremos de cabelos: oleosos, secos, normais, finos e grossos. Não levando em conta se você tem cabelo cacheado ou liso mas claro que isso você já deve saber né? rsrs 

Pois bem, os diferentes tipo de cabelos merecem diferentes cuidados e a composição do shampoo, condicionador e creme de hidratação podem fazer um grande diferença! Por exemplo:

Cabelos Oleosos: costumam não ter volume, estão sempre com aspecto úmido e com excesso de brilho nos fios. Ah, você sabia que quem tem cabelo liso tem mais facilidade para ter oleosidade? isso porque os fios longos facilitam a escorrer o óleo pelos fios. As glândulas sebáceas produzem em exagero sebos que protegem o couro cabeludo por isso ocorre esse problema tão chato :/


Entre os cuidados estão: lavá-los continuamente, o ideal seria um dia sim e um dia não, com produtos específicos para isso e lembrando sempre de não exagerar no condicionar (passe apenas nas pontas) e o creme de hidratar pode ser usado mas sem exageros (NUNCA na raiz!). Sempre com água morna, não muito quente pois senão pode aumentar a produção das glândulas sebáceas.

Cabelos Secos: Costumam ser opacos, quebram fácil, não tem um aspecto de vida e é difícil de pentear ou desembaraçar. Normalmente isso ocorre por estresse, forma errada de escovação ou por consequência de processos químicos como escova progressiva, californiana ou tintura. 



Os cuidados são:  Usar produtos que contém bastante hidratação, usar creme hidratante regularmente, tomar bastante água e cortar os cabelos a cada dois meses para manter os fios saudáveis.


Cabelos Finos: São fios bem ralos em que as pessoas têm dificuldade de fazer qualquer penteado, prender um rabo de cavalo já é complicado. Realmente é bem difícil, além de ter a facilidade da quebra dos fios.


Por isso os cuidados com esse tipo de cabelo deve ser: a base de produtos específicos, com muita hidratação (sem exagerar na quantidade!), usar pentes largos e de madeira para não danificar e quebrar os fios. Além usar com moderação produtos que aumentem o volume como xampu anti-resíduo e evitar usar demais o secador ou a chapinha.

Se caso você não nasceu assim ou tem dificuldades de lidar com ele, aconselho que você procure um dermatologista para te orientar melhor e com maiores cuidados pois esse pode ser um sintoma de alguma doença ou mesmo um problema realmente sério e que merece atenção.

Cabelos Grossos: Costumam ser bem difíceis de quebrar, boa resistência, tem muito volume e por isso pode ser difícil de controlar, pesado e com aspecto áspero. Geralmente eles também são secos pois a oleosidade natural tem dificuldade de chegar até as pontas. Mas calma! Se bem cuidados podem ser os mais bonitos cabelos de todos! Não tem nada mais bonito do que cabelos com vida e movimento!


Seus cuidados resumem em: mais uma vez hidratar continuamente seu cabelo, fazer uso de leave-in ou cremes sem enxágue, pomadas ou modeladores para ajudar no controle do volume e usar escovas largas na hora da escovação. Sinceramente, pra mim é um dos tipos de cabelos mais bonitos que existem!

Cabelos Normais: O nome já diz: normal! Aquele que tem totalmente e aparente um aspecto saudável, com brilho, não cai e nem quebra facilmente, macio e que não apresenta excesso nem de ressecamento nem de oleosidade. 



Ou seja, os cuidados não necessitam de algo muito exagerado: coisas simples, como hidratar, lavagem regular, óleos reparadores e outros. Bom né? Quem dera...

O meu tipo de cabelo acredito ser grosso e seco por causa da minha definitiva. É por isso que os cuidados são redobrados e necessários!

Ufa! O quanto eu falei hoje acho que nunca aconteceu antes kkkkkk porém espero ter te ajudado a descobrir qual é o seu tipo de cabelo e que tenha te ajudado com algumas dicas a cuidar melhor dele! Não se esqueçam para quem tem cabelos "especiais" usem produtos exatamente específicos para eles, só assim você poderá obter um resultado que te agrade. 

Ah, lembrando que não existe uma pílula milagrosa que faz mudar um cabelo para outro então... vamos nos acostumar com o nosso e valorizar aquilo que temos, certo?

Espero que tenha gostado ♥
Super beijo da Gabi e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário